As declarações negativas do Eduardo Paes sobre Maricá, em conversa com o ex-presidente Lula, vazadas pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato, despertou curiosidade sobre aquela cidade do litoral carioca. O assunto é escândalo nacional, e as palavras do prefeito para Lula aparecem em todas as mídias, cada vez que o assunto é mencionado: “O senhor é uma alma de pobre. Eu, todo mundo que fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma merda de lugar…”, disse Paes, que já se desculpou publicamente. Creia: a divulgação está dando uma impulsionada no turismo de Maricá. Alguns cariocas que atuam nessa área comentam o assunto:
Beth Cohen, frila: “Agora dá pra começar o turismo local pra lá. Vou criar algum pacote pra Maricá; já pensei até em algo do tipo: ‘Maricá não é o que o prefeito pensa.'”
Alex Brando, guia de turismo e dono de agência: “Atendo muitas pessoas da terceira idade; uma delas, da Barra, me disse que não vai querer morrer sem conhecer Maricá. Vou criar um tour já que a cidade está nacionalmente famosa.”
Jana Castro, agente: “Quero colocar no meu roteiro – recebo muitos turistas de outros Estados. Não posso repetir o que o Eduardo Paes falou para os meus clientes; só quero mostrar que o prefeito está errado.”
Sérgio Sadala, dono da Easy Trip Turismo: “Na minha agência, ninguém nunca procurou Maricá. Agora em evidência, tudo é possível. Quem sabe alguém não constrói pousadas bacanas lá?”