O desfile das 16 escolas mirins do Rio, nessa terça-feira (09/02), no Sambódromo, mostrou algumas novidades, além do esperado samba no pé exibido com muita disposição pelas 1.500 crianças de 11 comunidades cariocas. Com início uma hora mais cedo, às 18h, do que nos anos anteriores, teve até samba em inglês.
A Império do Futuro, primeira escola de samba só de crianças, criada em 1983, levou para a Sapucaí o enredo “É bronze, é prata e o Rio é ouro”. Pela primeira vez nos 32 anos da Passarela do Samba, um samb-enredo foi cantado, também, em inglês. As crianças tiveram aulas do idioma e ficaram motivadas, segundo o presidente Arandi Cardoso, de levar essa inovação para a avenida, como uma homenagem aos turistas do mundo inteiro.
A Golfinhos do Rio de Janeiro homenageou o desembargador Siro Darlan, com o samba-enredo sobre sua vida. O ator mirim Xande Valois, que faz o personagem “Claudinho” na novela “Êta Mundo Bom”, da Globo, foi o destaque do carro do Estatuto da Criança e do Adolescente (durante o desfile, foram distribuídos 1.500 estatutos). Segundo a Comissão Organizadora do Desfile, a proposta foi uma inovação nos desfiles das escolas de samba mirins, tentando chamar atenção para um apoio maior à causa das crianças. O título do samba-enredo, de Fernando Magarça e Gilson Berline, foi “Fazer o bem sem olhar a quem”.