Filha da funcionária da ONU Armênia Nercessian, irmã do ator Stepan Nercessian, Mina viveu a infância em vários países até se fixar nos EUA. Foi lá que a carioca conseguiu entrar para a seletiva escola de teatro da UCLA, Universidade de Los Angeles, e começou sua carreira de atriz, com participações nos seriados “Las Vegas”, “Freddie” e “Reno 911”. Mina também contracenou com Kevin Spacey no filme “Shrink” e com Nicole Kidman em “A Feiticeira”.
“Nos roteiros americanos, a mulher latina ou é prostituta ou empregada doméstica. Se o personagem é brasileiro, se chama Gisele – já fiz umas dez Giseles, deve ser por causa da Bündchen”, conta rindo a atriz que, decidida a interpretar melhores papéis, fez vários cursos para aprender a escrever seus próprios roteiros .
Essa experiência ela está trazendo para o cinema nacional, para a comédia ‘Solteira Quase Surtando”, que escreveu e vai protagonizar. O longa, que vai ser dirigido por Caco Souza e tem na direção de fotografia Rodolfo Sanchez, de “Pixote”, será todo rodado no Rio, com várias locações na Barra. O filme conta a história de Bia, uma mulher de 35 anos que só pensa em trabalho e se descobre na menopausa precoce, com apenas seis meses para encontrar um pai para seu futuro filho.
No elenco estão Letícia Birkheuer, Bruno Fagundes e Tania Kalil, além do tio, Stepan. As filmagens devem terminar dia 21 de março e, até lá, Mina está aproveitando a beleza da cidade. “Ainda estou com olhar de estrangeiro, achando tudo lindo, desde a luz matinal até o reflexo na praia”, diz a carioca. O “Solteira Quase Surtando” é uma coprodução Brasil/EUA, com participação da MAB Productions, criadora do LABRFF, “Los Angeles Brazilian Film Festival”, que sempre atrai diretores e produtores de Hollywood para suas sessões.