O que todos comentam é que foi de Maria Lúcia Jardim, mulher do governador Luiz Fernando Pezão, a ideia de repassar o camarote do governo na Marquês de Sapucaí, neste carnaval. O casal vai sair do Rio nessa época. Segundo Pezão, a decisão deveu-se à crise. Não precisa dizer que muita gente adorou o gesto – é sabido que Maria Lúcia tem muita voz. A primeira-dama, pós-graduada em Direito Civil e especialista em Políticas Públicas, mãe de Eduardo e Roberto, tem muitos simpatizantes no Rio. É ela, também, quem responde pelas obras sociais – no caso, o RioSolidário. Mineira criada em Piraí, no Sul fluminense, discreta, foi lá que começou a criar uma sólida carreira no setor público. Só a secretaria de Fazenda da cidade, ocupou por sete mandatos, criando diversos projetos para dinamizar a gestão municipal. Não promover a boca-livre já tão tradicional todo ano, chamou a atenção. É ou não é?
Por que a decisão sua e do governador Pezão de não ter mais o camarote do governo na Sapucaí? O que pretendem fazer durante o evento?
“O camarote é um espaço para divulgar o carnaval do Rio, a maior festa do Brasil. Mas, diante da crise econômica atual, o Governo optou por economizar o investimento que seria necessário para colocá-lo em funcionamento. A verba da cessão do espaço vai ser destinada para ações sociais. Aproveitaremos o período para descansarmos fora do Rio.”
Em 2010, a cantora Madonna foi recebida pelo então governador Sérgio Cabral no camarote do Estado. Este ano, a responsabilidade total de receber os estrangeiros mais conhecidos vai ficar com o prefeito Eduardo Paes?
“O prefeito Eduardo Paes é o grande anfitrião dessa festa e, com certeza, fará as honras da casa e receberá todos os convidados.”
O dinheiro economizado com o camarote vai ser direcionado para alguma obra social? Existe uma ideia de valores?
“A verba será destinada para atender quem mais precisa no nosso Estado, por meio de ações sociais. Os valores ainda estão sendo negociados.”
“Existe alguma obra ou ação social do Estado que absorva ou prepare mão de obra para o carnaval?
“A Faetec oferece cursos de qualificação profissional voltados para a indústria do carnaval, como arameiro, modelagem e confecção de adereços, e costureira.”