A porta do Copacabana Palace ficou lotadíssima, com gritos, pedidos de fotos, palavras carinhosas para os artistas que chegavam à 3ª edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro (idealizado pelo presidente da Fundação, Carlos Alberto Serpa), na noite dessa segunda-feira (18/01). O evento lotou o Golden Room de artistas e convidados em geral — é a maior premiação no País nessa área, tendo distribuído, até hoje, 300 mil reais em prêmios.
Momentos antes da cerimônia, os jurados (Carolina Virguêz, Daniel Schenker, Jacqueline Laurence, Lionel Fischer, Mirna Rubim, Tânia Brandão e Macksen Luiz) se reuniram para escolher os vencedores entre as 26 produções indicadas nas 12 categorias.
Este ano, Cláudia Raia e Marcos Caruso apresentaram a premiação, que, além do troféu, entregava R$ 25 mil aos escolhidos. Muito emocionada, a atriz Nathalia Timberg recebeu uma homenagem, junto a uma medalha, por sua contribuição ao teatro brasileiro, relembrados em um vídeo mostrado durante a cerimônia. O diretor Wolf Maya e a atriz Bibi Ferreira participaram da homenagem.
Aqui a lista dos vencedores deste ano:
Melhor ator: Bruce Gomlevsky (“Uma ilíada”)
Melhor ator em musical: José Mayer (“Kiss me, Kate – o beijo da megera”)
Melhor atriz: Ana Paula Secco (“O Pena carioca”)
Melhor atriz em musical: Alessandra Verney (“Kiss me, Kate – o beijo da megera”)
Melhor Figurino: Carol Lobato (“Kiss me, Kate – o beijo da megera”)
Melhor Cenografia: Bia Junqueira, que foi indicada por três espetáculos (“A Santa Joana dos Matadouros”, “Meu saba” é “Santa”)
Melhor Iluminação: Aurélio Di Simoni (“Meu saba”)
Categoria Especial: Cláudio Lins, pela adaptação da obra de Nelson Rodrigues “O beijo no asfalto”, para o teatro musical
Melhor Texto Nacional Inédito: Pedro Kosovski, por “Caranguejo overdrive”
Melhor Direção: Marco André Nunes (“Caranguejo overdrive”)