Com a inauguração, esse domingo (18/01), da ciclovia Tim Maia,a artista plástica Chica Granchi foi até a Avenida Niemeyer dar uma conferida no mural de sua autoria, na encosta do morro do Vidigal, e que, agora, ganha ainda maior visibilidade. Chica voltou de lá não muito animada: o painel instalado em 1996, próximo ao hotel Sheraton, está até pior do que a última vez em que a artista fez a última inspeção pessoal.
Existem enormes “buracos” no mosaico, com a ausência de muitos azulejos; raízes das árvores que sobem pela encosta e o esgoto que corre do morro ameaçam a sua preservação. Além disso, a parede colorida de 25 metros de extensão está servindo para acobertar mendigos.
Chica encontrou-se, semana passada, com o secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior Corrêa Bento, que pediu a ela um orçamento da obra. A artista carioca está providenciando o orçamento – que, claro, terá um custo que vai sair do bolso dela. Os dois bancos, também em mosaico, instalados na orla, próximos ao Copacabana Palace, também são criações de Chica – e encontram-se, igualmente, em mau estado de conservação, com pichações e pedaços faltando.