Nos últimos dias, o brasileiro Emery Augusto tomou conta das manchetes dos principais jornais da Irlanda. Mas não com seu nome de batismo: o rapaz de 27 anos, formado em Letras pela UERJ, nascido em Nova Iguaçu, vai estrear no “The Voice” local como a drag queen Emmie Reek. É o primeiro candidato drag a aparecer na versão irlandesa do programa, e o segundo no mundo – a primeira cantora drag foi a também brasileira Deena Love.
No Rio, ele já costumava cantar em bares, mas sem estar “montado” como drag, processo que leva quatro horas. Emery tentou participar do programa “Ídolos”, no Brasil, por três vezes, mas não foi aceito. Em 2014, ele começou a assistir ao programa “RuPaul’s Drag Race” e pensou: : “Por que não juntar duas coisas de que eu gosto bastante e tentar algo disso”?
Na Irlanda, apesar de toda essa popularidade na mídia, Emery ainda nem apareceu na TV, só nas audiências internas com os jurados. Se algum dos jurados virar a cadeira para Emmie, no domingo (10/01), e ela for para a batalha final, Emery vai se deparar com um dilema pela frente: ou continua no programa ou vem para o Brasil se casar, em fevereiro, com seu namorado Marcin – a mãe do cantor já está cuidando da papelada por procuração.
Quem quiser acompanhar a apresentação de Emmie, no domingo, tem a opção de assistir pelo RTE Player International, no site da emissora RTE, às 16h30 no Brasil. Emery, que continua trabalhando num restaurante, como garçon e recepcionista, vai cantar a música “The One and Only” do repertório de Adele.
Veja, abaixo, um video em que Emery, ainda não totalmente montado como Emmie, canta trechos de músicas de Lady Gaga, Steppenwolf e Nicki Minaj: