O babalorixá Tuca Franchini, paulista que tem 28 anos de santo, muito consultado por artistas e modelos – Naomi Campbell já veio ao Brasil especialmente para a festa de aniversário de Tuca – não costuma jogar seus búzios para a mídia, mas fez algumas previsões para 2016, a pedidos do site. “Vi em algumas publicações dizerem que o orixá de 2016 seria Oxalufá, o Oxalá velho, mas no jogo caiu Oxaguian, o Oxalá jovem, guerreiro. Então, o ano será de confusões, guerras, conflitos. Acredito que será um ano difícil. Mas Iemanjá é o segundo orixá do ano, a santa que fala de todas as cabeças do mundo, portanto, pede conscientização, foco e determinação. Nesse contexto, uma das formas de evitar ou amenizar todos esses conflitos seria pensar mais antes de agir, ser mais complacente e consciente do seus atos. Acho que a palavra-chave seria o respeito”.
Para quem anda se queixando de dinheiro escasso, o pai de santo não tem receita mágica. “Acredito muito nos conselhos de Iemanjá: muita prudência na hora de gastar e economizar, quem tiver cuidado e cautela sairá ganhando”. Tuca acrescenta, que apesar do quadro geral, ele não está sendo pessimista. “Agindo com a cabeça e não com a força teremos vitórias e conquistas. Com falta de paciência ninguém vai resolver nada”, alerta.
As cores de Oxaguian são o branco e o azul claro; seu metal, a prata; seus elementos, o ar e a atmosfera; e, seu dia de devoção, a sexta-feira.