Carolina Ferraz já era conhecida por seus vários talentos – atriz, apresentadora, bailarina, modelo – quando, ano passado, fomos apresentados a mais um. Ela é, também, uma ótima cozinheira, o que pode ser visto em “Receitas de Carolina”, no GNT, em segunda temporada. A proposta do programa é ensinar receitas com ingredientes simples, mas com um toque gourmet no final, “para dar aquela impressionada”, como gosta de dizer Carolina. No meio da gestação do programa, a atriz ficou grávida de Izabel, que nasceu em maio, sua primeira filha com o artista plástico Marcelo Marins. Carolina tem, também, uma filha de 20 anos, Valentina, do seu casamento com o publicitário Mário Cohen.
Em setembro, a atriz concluiu as filmagens do longa “A glória e a graça”, de Flávio Tambelini, em que vive uma travesti, papel para o qual ela não esperou ser convidada e se antecipou, comprando os direitos do roteiro de Mikael Albuquerque e Lusa Silvestre.
Com todo esse histórico, era de esperar que Carolina, na culinária, não fosse diferente. O que a atriz aprendeu com a mãe e a avó ela passa adiante, sem pretensões de ser considerada uma chef. Segundo ela, o importante é se divertir na cozinha. E outra: os pratos mais simplesinhos da fofa podem tirar de você um suspiro!
Que ingredientes não faziam parte da sua cozinha e você foi conhecendo com o tempo? O brasileiro mediano está com o paladar mais globalizado, aceitando melhor pratos estrangeiros ou exóticos?
“O curry foi entrando aos poucos, e hoje adoro! Não consigo comer toda hora, mas vez ou outra, amo de paixão!”
Você acredita no poder afrodisíaco de determinadas comidas?
“Acredito! Acho que nossa comida tem muitas propriedades; cada um mistura como quer. Acredito na alimentação como tratamento e, se for afrodisíaco, por que não!?”
Comer é o melhor prazer que existe? Para uma mulher bem-casada como você, a ordem na vida é cama e mesa ou mesa e cama?
“Alguns prazeres são tão maravilhosos quanto a comida. Não acho que comer seja nosso maior prazer; sexo também é importante! O mais bacana é conseguir equilíbrio em tudo.”
Que conselho você daria para quem não sabe cozinhar e quer começar?
“O melhor conselho é ‘arrisque-se’, não se leve muito a sério e se aventure com carinho. A cozinha é um lugar maravilhoso e nos permite viajar sem sair do lugar!”
Como você definiria o “tempero da Carolina Ferraz”?
“Eu gosto de coisas salgadas; não sou muito ligada em doce. Acho que uso muito na cozinha pimentas de todos os tipos. Adoro também carnes e batatas!”
A que você atribui o sucesso de tantos programas de culinária na TV?
“Todo mundo quer um pouco de prazer na vida. Cozinhar passou a ser uma maneira de agradar a si mesmo e ao próximo. Esse é o maior barato! Todo mundo quer fazer um prato rápido e gostoso. O que comemos é um reflexo da vida que levamos.”