O Aquário Marinho do Rio ainda nem começou a funcionar – sua abertura está prevista para julho de 2016 – e o empreendimento já ganhou um prêmio, na noite dessa segunda-feira (07/12), dado pela Ademi, no hotel Royal Tulip. O troféu foi o de “Prêmio Especial para Empreendimento Privado de Interesse Cultural”, recebido pelo diretor-presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman. O mais inusitado, no entanto, foi o fato de o prefeito ter subido ao palco na hora da entrega. “Estava olhando para a frente e ouvi uma voz, que não soube de onde saía — parecia de Deus — dizendo: ‘Marcelo, fica aí, não sai, não’”. Era Eduardo Paes que, num gesto totalmente surpreendente, anunciou que Marcelo está concorrendo ao Prêmio Faz Diferença, parceria do Globo com a Firjan, e pediu que o público votasse nele.
Szpilman faz parte do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, mas diz que não é amigo de Eduardo. “Ele sabe que, desde o primeiro mandato dele, estou batalhando para construir o aquário, que é uma iniciativa privada, não tem nenhum dinheiro da Prefeitura. Mas é inegável que o AquaRio vai se tornar mais uma atração do Porto Maravilha e nós, em contrapartida, vamos nos beneficiar de toda a valorização da região”, conclui Marcelo.
A votação para o prêmio, aliás, é pela internet, até o dia 10 de janeiro. O resultado vai ser anunciado dia 23 do mesmo mês. Szpilman concorre com o Aquário Marinho na categoria sociedade/sustentabilidade.