Aloisio de Abreu traduziu e ambientou no Rio a comédia americana “The Irish Curse”, de Martin Casella, peça que tem como enredo a pergunta que assombra os homens desde sempre: “Tamanho é documento?”. Dirigida por Alexandre Reinecke, a peça foi premiada pelo New York International Fringe Festival, em 2005, já percorreu os palcos dos EUA e teve montagens em Londres e na Eslováquia.
Na versão brasileira, Edwin Luisi, Oscar Magrini, Roberto Pirillo, Carlos Bonow e Iran Malfitano vivem os personagens-título do espetáculo, que tem estreia dia 8 de janeiro, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra.
A peça é um retrato revelador de como a sociedade define a masculinidade: um padre e três homens se encontram uma vez por semana, no porão de uma igreja católica, numa reunião de autoajuda para indivíduos com pênis pequeno. Com a chegada de um novo integrante, outros questionamentos surgem e segredos vêm à tona.
O autor, Martin Casella, foi assistente de direção de Steven Spielberg em “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, “Caçadores da Arca Perdida” e em “1941”. Foi também ator em “Poltergeist”, antes de começar a escrever para teatro, TV e cinema.