Em meio a muita polêmica foi lançado, nessa quinta-feira (17/12), na Travessa do CCBB, o livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos de Sambódromo”. Segundo o autor, Luiz Carlos Prestes Filho, trata-se de um registro sobre a importância dos quatro presidentes de escolas de samba (Anísio Abraão, Capitão Guimarães, Luizinho Drummond e Carlinhos Maracanã) que lutaram pela construção da Passarela do Samba e criaram a Liesa, Liga Independente das Escolas de Samba.
A razão da controvérsia está no fato de que o lançamento do livro de Prestes acontece duas semanas depois da chegada às livrarias de “Os porões da contravenção”,de Chico Otavio e Aloy Jupiara, que tem por tema a ligação dos bicheiros com a ditadura e ações criminosas. Mas Prestes parece ser da mesma opinião que Boni, autor do prefácio do livro, que disse em entrevista ao Globo: “Não conheço e nem me interesso pelo outro lado dos protagonistas”.
O trabalho de Prestes também tem outro entusiasta, o economista Carlos Lessa: “Sempre defendi que a tecnologia social de gestão do Carnaval – realizada pelo bicheiros do Rio – deveria ser estudada para entender como foi consolidada a Economia do Carnaval”. Com tudo isso, a noite foi bastante concorrida.