Fundada há um ano, a Orquestra de Câmara da Escola de Música da Rocinha está aumentando suas atividades educativas. Os alunos vão assistir, esta quinta-feira (10/12), às 19h, no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, à terceira apresentação de um grupo de músicos profissionais, o “Quarteto a Priori”, que tem no violino Felipe Prazeres.
Patrocinada há um ano pela Repsol e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, a orquestra da Rocinha tem entre seus músicos de 35 a 40 crianças, mas trabalha com 100 no total, em atividades como aulas de coral e de percussão. Ela surgiu da Escola de Música da Rocinha, que funciona há 21 anos na comunidade. A escola partiu da iniciativa do professor de piano alemão Hans Koch, incomodado com as condições de vida infantis nas favelas do Rio. Atualmente morando na Alemanha, Hans Koch continua à frente da administração da escola.
O quarteto, antes de tocar Vivaldi, Bach, Haydn, Beatles e Tom Jobim, vai conversar com os jovens sobre o histórico das músicas e sobre cada instrumento.