Walter Firmo, fotógrafo brasileiro dos mais premiados – ganhou sete prêmios no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon e tem no currículo um Esso de Reportagem – está com pneumonia, internado no Miguel Couto desde essa terça-feira (22/12). Para conseguir um leito para o pai, Eduardo Firmo penou: Walter, de 78 anos, chegou à Coordenação de Emergência Regional, ao lado do hospital, na segunda-feira (21/12), mas teve de esperar 12 horas sentado numa cadeira de rodas. Depois, foi transferido para uma maca, sem colchão. A vaga na enfermaria 216 só apareceu depois que Eduardo mobilizou os amigos e chamou a atenção para o caso com postagens nas redes sociais.
O caso do fotógrafo é grave: ele está com os rins parados e só agora descobriu que é diabético. Um novo antibiótico, mais forte, precisou ser receitado para a pneumonia. Duda Firmo diz que o pai foi obrigado a procurar a rede pública porque, há dois anos, seu plano de saúde, como aposentado da Funarte, foi cancelado arbitrariamente pela Unimed. “Não recebemos nenhum aviso, nenhuma justificativa por parte da operadora. Tentei negociar um plano novo para ele com o corretor, com mensalidade de R$ 1,9 mil, mas a Unimed não aceitou, alegando a idade avançada”.
No vídeo acima, gravado nesta quarta pela manhã, Walter agradece aos amigos a ajuda para a internação. O horário de visitas é das 12h às 13h.