Atualmente o assunto que mais nos fascina quando falamos de caminhos da arquitetura e da própria casa, é a sustentabilidade. Uma corrente poderosa. Todos os caminhos da ecologia encantam aqueles que vêem um futuro. A estufa se inclui nessa proposta e há muito tempo ela vem sendo usada para proteger a horta ou as flores de climas frios ou quentes. Isso sem falar na elegância e no charme que tem toda estufa. Por ser um lugar altamente pensado, tanto para proteger do calor, quanto para proteger do frio, a estufa é sempre lu ligar agradável para estar.
Para ser bem utilizada, todas as técnicas para absorver o melhor de cada clima é usada. Eu adoro projetar estufas e o estudo delas é fascinante, porque nada artificial deve ser usado, então toda técnica natural de proteção do calor ou do frio é utilizada. Lembrar que podemos viver sem tanta tecnologia num clima quente, é muito interessante. Levantar do chão, direcionar a construção para o sol, fazer aberturas para ventilação, sombras, arvores, etc. Artifícios naturais que funcionam tão bem quanto um super ar condicionado.
Claro que ar condicionado tira umidade e regula a temperatura ideal, mas saber que podemos viver sem ele também é uma possibilidade. O que mais me fascina numa estufa são essas técnicas para tornar um ambiente ameno de forma natural, principalmente em climas extremos. Estar em um ambiente agradável, saudável e natural, cercado de verde, flores ou plantas, muitas vezes perfumadas, é muito agradável.
A definição de estufa como sala de estar é, para mim, estar em um ambiente feliz. Nada melhor que ficar cercado de verde e protegido do calor ou do frio. Mesmo se você mora em apartamento, criar um estufa também pode ser possível .
Cercar de plantas um espaço com um sistema de irrigação e ventilado também pode se tornar uma estufa.
Mostro estufas de vidro, para climas frios ou amenos. As estufas para o nosso clima quente tem que ser em madeira com vidros e telas. Em outro dia mostraremos as de madeira, vocês vão adorar também.