A abertura do Museu do Amanhã, com solenidade para poucos convidados é nesta quinta-feira (17/12), às 19h, com a presença da presidente Dilma Rousseff. José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, é o idealizador do museu e, claro estará lá, assim como o governador Pezão, o prefeito Eduardo Paes, executivos do banco Santander e Hugo Barreto, diretor-geral da Fundação Roberto Marinho e de conteúdo do museu — a instituição é uma parceria da Fundação Roberto Marinho, do Santander e da prefeitura carioca.
Das 10h da manhã de sábado (19/12) até as 18h de domingo (20/12) o museu estará aberto ao público sem interrupção, com entrada gratuita. Na Praça Mauá vai acontecer um viradão cultural, com shows num palco especialmente montado para a ocasião.
No sábado pela manhã e durante a tarde vai ter programação infantil, seguida de samba com Adilson da Vila (13h), do grupo de artistas de rua Tá na Rua (14h) e da Cia de Mystérios, com pernas de pau e músicos (16h). Às 20h tem Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda, com o show Bossa Negra; a festa Disritmia começa às 22h e o baile Black Bom, às 2h. A programação termina no domingo às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira. A Praça Mauá vai receber, também, mais uma edição da feira Sabores do Porto, com barraquinhas e food trucks.