Não é essa a intenção do belga Michel Tasky, mas, certamente, muitos cariocas vão ficar envergonhados ao assistirem a seu show, segunda-feira (23/11), no Trapiche Gamboa, ao verem a naturalidade do estrangeiro interpretando antigos sambas. Naturalizado brasileiro há dois anos, Michel é um economista que está no Rio há 30 anos e, durante esse tempo, aprendeu o melhor do ritmo brasileiro.
Ele canta em português canções de Roberto Ribeiro, Assis Valente, Paulo Cesar Pinheiro, Wilson Batista, Ary Barroso, Paulinho da Viola, Zé Keti, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho e Guilherme de Britto – a lista é extensa e ainda engloba outros compositores. Ele diz: “Na apresentação não vão faltar músicas da Velha Guarda da Portela, minha escola de coração. Também adoro o Império Serrano”.
Michel ainda promete cantar músicas que fazem referência à língua francesa, como “A neta de Madame Roquefort”, de Nei Lopes, e “Madureira Chorou”, samba de Carvalhinho e Júlio Moreira que ganhou uma versão em francês de Jean Brousolle e ficou muito conhecido na França e na Bélgica como “Se tu vas à Rio”.
Como se não bastasse, ele ainda toca piano, cavaquinho e um pouco de acordeon.A roda de samba de segunda, com entrada gratuita, faz parte da programação do Festival Belgarioca, primeiro evento da cultura belga organizado pelo consulado da Bélgica no Rio, e que vai até dia 2 de dezembro.