Como diz meu amigo Alexandre Ostrowsky, “um cantinho de Portugal no Rio”. Ele tem razão. A comida estava tão boa e o serviço, tão atencioso que vou simplesmente enumerar.
Couvert: amei o queijo fresco feito com um coalho especial – substância usada para coagular e fermentar o leite, as azeitonas, o patê de tomate seco e atum e especialmente os tremoços*. Os pães não são feitos na casa, tampouco são tão especiais, com exceção da torrada Petrópolis, que é divina.
Vinhos: além da enorme variedade, a carta é uma aula sobre as regiões vinícolas portuguesas – tintos, brancos e vinhos do Porto brancos e tintos. Branco, recomendo o JP, também servido em taça; o Sino da Romaneira branco ou tinto; e o tinto da Bairrada reserva 2007, todos por volta de R$160, com uma ótima relação custo/benefício.
Entradas: os presuntos Pata Negra e San Daniele são muito bons, mas lembre-se de pedir que retirem a primeira capa de gordura. Tigelinhas de bacalhau muito saborosas, com destaque para a açorda de bacalhau. O polvo à Provençal, apesar de muito bem temperado, estava cozido demais.
Pratos principais: todos os pratos de bacalhau da casa, que servem tranquilamente duas pessoas com fome, são feitos com lombo de bacalhau Gadus Morhua de primeira. O polvo à La Gareiro, acompanhado de suculentas batatas ao murro, como o Provençal, estava deliciosamente temperado, mas também um pouco bem passado para o meu gosto, e o brócolis, idem. O arroz de pato, com um chorizo para lá de especial, estava espetacular.
Sobremesas: passe longe! São absurdamente incríveis. Fiquei derretida pela baba de camelo, pelas natas do céu e pelo pudim do abade ao vinho do Porto e bacon – ai, ai, ai, surpreendente!
Por fim, destaco o serviço de primeira por garçons experientes e atenciosos, com destaque para o Sr. Fontes e o maître Mesquita, que estão no ramo há muito tempo, atendendo com satisfação e orgulhosos do trabalho que executam com amor.
*aperitivo primo das favas e das ervilhas, ricas em proteínas, fibras e cálcio que ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, melhorando também o trânsito intestinal ( comer com casca).
___________________________________________________________________________________
DROPS INFORMATIVOS
Rancho Português
Rua Maria Quitéria, 136
Tel.: 2287-0335
___________________________________________________________________________________