Nesse sábado (07/11) foi lançado o catálogo da exposição “Opinião 65 – 50 anos” na Pinakotheke Cultural, que relembra a mítica mostra que aconteceu em 1965, no MAM. A exposição foi aberta em setembro, na galeria de Botafogo, e vai até dia 28 deste mês. A outra, sobre o mesmo tema, no Museu de Arte Moderna, continua até fevereiro do próximo ano.
A “Opinião 65” , a original, fazia referência no nome ao espetáculo “Opinião”, com Zé Keti, João do Vale e Nara Leão. Realizada por Jean Boghici e organizada por Ceres Franco, numa época conturbada, um ano após o começo do regime militar, tinha como objetivo reunir, no Rio, os artistas internacionais e os brasileiros do movimento da “Nova Figuração”, em oposição à pintura abstrata. Nesse retorno da figura a busca era de uma comunicação direta com o povo.
Carlos Vergara, que participou dos debates com o crítico Frederico Morais e Roberto Magalhães, lembrou que, no MAM, a exposição foi montada num espaço secundário e que os jovens artistas participantes costumavam se reunir no bar bem popular, onde hoje é o Laguiole. “O bar invadiu o salão”, contou Vergara. Veja algumas fotos na Galeria.