Nos últimos dias, muitos têm feito patrulhamento nas redes sociais sobre qual dor é a mais legítima: se pelos moradores de Mariana, que sofreram o rompimento da barragem da Samarco, ou pelas vítimas dos atentados terroristas em Paris.
Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio, tomou um atitude equilibrada: vai rezar missa pelos mortos e feridos nas duas tragédias, nesta quinta (19/11), às 12h15, na Candelária.
“A primeira intenção é muito urgente e toca diretamente a todo o povo brasileiro: rezamos pelo povo das cidades na Arquidiocese de Mariana, devastadas com o rompimento de duas barragens no subdistrito de Bento Rodrigues. A Caritas do Rio já enviou uma contribuição (R$ 10 mil) e continua recebendo doações para Mariana”. Continua o cardeal: “A segunda intenção é para rezarmos pela paz no mundo, diante do trágico atentado em Paris, na França. Já me solidarizei com o meu irmão, Cardeal de Paris, André Armand Vingt-Trois, manifestando minha proximidade a todos quantos choram pelos seus entes queridos e pedindo proteção e paz para toda a França e para a Europa. Com carinho, ele já respondeu e pediu orações por esse momento difícil por que passa a França”.
A missa acontece no 7º dia da morte das 129 vítimas dos ataques em Paris.
Quem puder fazer doações para Mariana, segue a conta da Cáritas Rio:
Bradesco
Conta 48.500-4
Agência 814-1