A joalheira Tereza Xavier acaba de embarcar, nesta tarde de domingo (29/11), para Goiânia. De lá ela vai seguir por oito horas, de carro, até Barra dos Garças, em Mato Grosso, onde percorrerá um trajeto de mais três horas até uma das aldeias xavantes.
Apaixonada pela cultura indígena, Tereza assistiu, mês passado, aos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, no Tocantins. Ao ver índios interagindo nas redes sociais e fazendo buscas no Google, na Oca Digital construída para o evento, Tereza teve a ideia de montar uma estrutura semelhante para os índios xavantes. Conversando com o índio Tserenhoe, de 17 anos, o projeto evoluiu para a campanha “Um Natal na Floresta”.
A Gol aderiu ao projeto e, nesse sábado (28/11), decolaram mais de 800 quilos de doações para a aldeia, entre shorts, sungas, biquínis, brinquedos, cadernos, lápis de cor, papéis para desenho, cortes de tecido de algodão, livros suficientes para montar uma biblioteca, uma máquina fotográfica, um computador e uma impressora. A ajuda veio de amigos como Sharon Azulay, da Blue Man, Cristina Oldemburg, do Instituto Oldemburg, da professora Vânia Vieira e de muitos outros.
Uma ceia na floresta vai ser feita para a entrega dos presentes, nesta terça-feira (01/12). A joalheira está tão entusiasmada que já planeja estender a iniciativa para outras aldeias, inclusive as de Roraima, no próximo ano.