O gosto que o carioca tem pelo teatro não é só por atuar ou ser plateia: dos 12 textos finalistas da Seleção Brasil em Cena, oito são de autores do Rio – eles foram selecionados de um total de 265 textos enviados de todo o país, dos quais 165 são de autores cariocas. O projeto do CCBB vai realizar leituras dramatizadas dessas peças inéditas a partir deste sábado (21/11) e até 6 de dezembro, com entrada franca. Os diretores César Augusto, Guilherme Leme e Victor Peralta é que vão conduzir as leituras, feitas por alunos de escolas de teatro.
Desses dramaturgos nascidos na cidade, Bernardo Florim, com 23 anos, é o mais novo, concorrendo pela quarta vez. Ele é autor do drama “Algum lugar onde nunca estive”, que descreve a relação entre uma professora de música e seu aluno durante mais de 20 anos. Flávio Freitas, de 77 anos, é outro concorrente nascido aqui: ele escreveu o drama “Obra do acaso”, a história de um homem traído pelo próprio filho que busca vingança.
Este ano, o concurso incluiu o gênero infantojuvenil. Os três textos vencedores vão ser anunciados no dia 6 de dezembro e terão suas obras encenadas, em março de 2016, nos CCBBs do Rio, Brasília e Belo Horizonte.