!["Rio Mais Fácil": menos entraves para a obtenção de alvarás e mais segurança para as festas cariocas / Foto: divulgação](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2015/11/11novembro.jpg)
No ar desde agosto, o sistema digital da RioEventos, que libera alvarás para os produtores de festas com menos burocracia, já legalizou, em dois meses, mais eventos que no ano passado inteiro. Em 2014 foram 1.901 pedidos aceitos. No sistema online da Prefeitura “Rio Mais Fácil” (www.rio.rj.gov.br/web/riomaisfacilnegocios), 1.907 pedidos foram liberados de agosto a outubro, com a possibilidade de triplicar esse número no período do final de ano.
Antes disso, era necessário o produtor retirar mais de 20 documentos de “nada opor” de diversos órgãos. Os únicos órgãos que ficaram de fora são o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. Mas, segundo Allan Sant’Anna, presidente da Assenrio, Associação de Entretenimento do Rio de Janeiro, vai ser agendada uma reunião com representantes dos Bombeiros para agilizar o processo.
As Olimpíadas de 2016 estão incentivando os profissionais da área a se organizarem: “A Assenrio vê a necessidade de uma mobilização maior de todos os profissionais envolvidos, desde os de pequeno e médio porte até os grandes eventos, no sentido de preservar a imagem da cidade”, comenta.