A Casa Carandaí abriu, nesse fim de semana, a exposição “Les Filles à Fromages”, dos fotógrafos franceses Sophie Carre e Vincent Lappartient, que fica em cartaz até o dia 31. A ideia, do Centro Nacional de Economia Leiteira da França, é divulgar os queijos franceses e mostrar que eles fazem parte do dia a dia das mulheres, inclusive das que são atletas, como as retratadas na exposição.
Não se sabe como as francesas, já magras por natureza, conseguem manter o corpão de atleta, mesmo confessando que são se privam de comer coisas gostosas. Medalhistas como Clarisse Agbegnenou, campeã mundial de judô, e uma das fotografadas, declarou: “Sou gulosa. Gosto tanto do queijo servido ao final das refeições quanto de beliscar um pedacinho a qualquer hora do dia”.
Da exposição também fazem parte Nathalie Péchalat, bicampeã europeia de patinação artística em 2011 e 2012 e mulher do ator Jean Dujardin, vencedor do Oscar de melhor ator pelo filme “O Artista”, em 2012; Cleopatre Darleux, da seleção francesa de handball; Nodjialem Myaro, presidente da Liga Feminina de Handball francesa e campeã mundial, de 2003; Emmeline Ndongue-Jouanin, medalha de prata das Olimpíadas de Londres no basquete; e Manon Valentino, bicampeã europeia de BMX.
A estilista italiana Romina Scarpeccio, que ganhou o Prêmio de Moda da Cidade de Paris em 2010, vestiu as atletas para a sessão de fotos.