Segundo o Feng Shui, ter água em casa harmoniza, equilibra e dá paz aos ambientes, fora outras maravilhosas, associações, como a abundância, renovação, criação etc… Pra mim, água representa elegância, frescor e, porque não dizer, um possibilidade contemplativa de paz?! Olhar para água é sempre muito relaxante, sem dúvida.
Adoro os espelhos d’água rasos, elegantes: eles possibilitam esse olhar até o fundo e um espaço preenchido com a água. As prainhas nas piscinas proporcionam essa mesma sensação. E como é gostoso colocar uma cadeira de sol nessa água rasa! É como se você estivesse dentro e fora d’água; proporciona um bem-estar delicioso. Em casa, adoro fazer espelhos d’água na parte externa, e, quando dá, passando para o interno. Na casa tropical, a água é um luxo, e essa pequena diferença faz dela um local bem diferenciado e adequado.
Na arquitetura moderna, o espelho d’água pode ser usado como cobertura, piscina, piso, e por aí vai… Não há limites para esse uso, apenas técnica construtiva. Nós, arquitetos, aprendemos na faculdade o incrível peso e a força da água. Sabemos, por exemplo, que a água dá uma pressão enorme em todas as partes das paredes onde ela está contida.
Infiltração é tudo de que o projeto não precisa; por isso, ao colocar um espelho d’água, esteja consciente desse aspecto e se informe estruturalmente, com o engenheiro, da carga e do peso que essa água vai produzir.
Fora esses detalhes, introduzir no projeto um espelho d’água, com certeza, vai transformar a casa ou apartamento em um projeto muito mais especial e elegante. Mostro alguns projetos que eu amo e outros executados pelo meu escritório, com a assessoria da Laer Engenharia.