A dica de hoje é sobre hábitos que eu tenho há anos com meu cabelo e sempre acho que ajudam muito. Não é uma grande novidade, mas com certeza ajudará algumas leitoras. Como dizem, são receitas das nossas avós — alguém duvida que são as melhores?
Vou falar sobre o pré e o pós-shampoo. Antes de lavar o cabelo, duas vezes por semana faço um “pré-shampoo” de óleo de coco, mas pode ser também com óleo de jojoba, abacate, ou azeite extravirgem. Sempre no cabelo seco. Passo o óleo principalmente nas pontas e um pouco acima, mas jamais na raiz (principalmente quem tem cabelo oleoso e fino, como é o meu caso), e deixo agir por no mínimo 20 minutos, antes de lavar.
Depois de lavado, pego uma garrafinha ou copo com meio litro de água filtrada em temperatura ambiente e misturo 4 colheres de sopa de vinagre de maçã. Essa quantidade não precisa ser exata; faço no “olhômetro” mesmo. Hoje em dia, existem vinagres próprios para esse banho, como o da Yves Rocher, mas eu gosto do de maçã de cozinha mesmo.
Dentro do chuveiro, jogo essa mistura no cabelo todo, deixo escorrer e pronto! Muita gente enxágua, mas eu deixo essa solução no cabelo, porque é a forma mais correta. Não fica cheiro nenhum. Também faço duas vezes na semana.
Brilho garantido! Um tratamento que cabe em todos os bolsos e com um excelente resultado. Espero que vocês gostem.
Mais uma dica: como eu amo cabelo preso, sempre dou um nó ou prendo com uma piranha ou uma trança bem soltinha. Evito, ao máximo, fazer rabo e prender com elástico – estraga mesmo, não tem jeito.