A convite da Spray Art, o artista paulistano Alê Jordão inaugurou, nessa sexta-feira (16/10), a instalação “Gigantograph – Cars Naval Superstickers” no “Metro Urban Art Gallery”, em oito estações do metrô do Rio, com uma série de intervenções artísticas para colocar a arte no cotidiano das pessoas. O trabalho de Alê fica até 6 de novembro, ocupando o corredor de embarque da Estação General Osório, em Ipanema. O artista convidou o público a interagir com a instalação. Não é o máximo?
“Gigantograph” tem curadoria de Baixo Ribeiro e é a continuação de uma pesquisa de Jordão sobre mobilidade urbana e a ocupação do carro na cidade. Ele busca transformar um espaço impessoal da área de embarque da Estação num lugar de reflexão poética.
O Metro Art Gallery é um projeto em parceria com o Metrô Rio, envolvendo artistas brasileiros, tentando criar uma galeria de arte contemporânea dentro das dependências do metrô, seguindo a tendência do movimento Lowbrow – uma conexão direta entre artista e público, fora de espaços convencionais –, enfatizando a discussão sobre mobilidade e sustentabilidade, na qual o transporte coletivo, mais conscientizado e menos poluído, surge como melhor opção.