Nesta quarta-feira (19/08), os Companheiros da Boa Mesa se reúnem na Brasserie Lapeyre para uma viagem no tempo e no espaço pela gastronomia. Eles vão degustar um cardápio totalmente baseado no que era servido nas brasseries francesas dos anos 20, os chamados Anos Loucos.
O chef Ricardo Lapeyre, Vanda Klabin e Roberto Hirth fizeram uma pesquisa para descobrir os pratos mais servidos nas melhores brasseries de Paris. Uma salada de lagosta com tomates confitados e remulade de rabanete vai representar a Brasserie Le Dôme; um robalo grelhado com aspargos verdes e purê de batata com vinagrete de cogumelos, a Brasserie Bofinger; para representar a La Coupole, um Chateaubriand grelhado ao molho béarnaise e vagens francesas; e por último, a sobremesa, uma baba ao rum com creme batido com baunilha Bourbon, típico da Brasserie Flo.
Ah, e de entrada, ostras frescas, que costumavam ficar expostas nas vitrines das brasseries. Virginia Muson é a atual presidente da confraria, criada pelo filólogo Antonio Houaiss e pelo gourmet Sidney Regis, em 1982.