Casal considerado um dos maiores colecionadores de arte contemporânea dos EUA, Mera e Donald Rubell chegam ao Rio este fim de semana, alguns dias antes da ArtRio, que começa na quarta-feira (09/09). Na sexta (11/09), eles fazem palestra sobre “A arte de colecionar hoje”, às 18h30 no armazém 4 do Pier Mauá, dentro da ArtRio.
Mas os Rubell não vêm só para isso: eles querem conhecer artistas brasileiros jovens de idade ou na carreira. Eles estão constantemente aumentando o acervo da Contemporary Arts Foundation, fundada em 1994 em Miami, uma forma inovadora de museu, entre o público e o particular. Jean-Michel Basquiat, Keith Haring, Damien Hirst e Jeff Koons estão no acervo, só para citar os artistas mais conhecidos.
Quem vai ajudar o casal a escolher os ateliês que vão ser visitados é o curador Simon Watson, que vive entre Nova York e São Paulo e, desde 1985, consegue emplacar pelo menos dois artistas na bienal do Whitney Museum of American Art, em Nova York. Os artistas que caírem no agrado dos Rubell já vão fazer parte de uma exposição em Miami, em 2016.