Rita Lessa é uma artista mineira desde sempre ligada a nomes fortes: ela começou a desenhar, aos 16 anos, tendo como professor Amílcar de Castro. Nos anos 80, fez estampas para moda e desenhou mobiliário com Aparício Basílio, para marcas como Yes Brazil, Maria Bonita e o grupo mineiro de moda.
Este fim de semana (dias 22 e 23) e o próximo ( 29 e 30) ela vai mostrar as peças utilitárias com que ficou conhecida nos anos 90 – toalhas e trilhos de mesa, almofadas, bolsas, lenços, jogos americanos e as folhas de bananeira, sua marca registrada – no evento Jardim Botânico de Portas Abertas, na casa de Dora Pellegrino, na Vila dos Artistas.
Foi Rita quem criou os presentes oferecidos pelo Brasil na recente Design Week de Milão, para os convidados e imprensa internacional. A próxima novela das 21h da Globo, “A Regra do Jogo“, vai ter jogos americanos, folhas de bananeira e esculturas de bichos feitas pela artista e ainda o seu grafite decorando a cenografia do Morro da Macaca. Rita também voltou a pintar camisetas – Cazuza era um dos fãs da série “Meus amigos são assim”.