Definido o enredo da Unidos de Vila Isabel para o próximo carnaval, “Memórias de Pai Arraia – um sonho pernambucano, um legado brasileiro”, o presidente da escola, Luciano Ferreira, e Martinho da Vila, autor do enredo, devem viajar para Pernambuco nas próximas semanas. O tema não foi concebido como enredo patrocinado, mas a escola azul e branca não vai desperdiçar a chance de contar com uma ajuda financeira do governador Paulo Câmara.
A ideia, na verdade, vem sendo cultivada há anos por Martinho da Vila, que tinha amizade e admiração por Miguel Arraes, cujo centenário de nascimento vai ser comemorado em 2016. O carnavalesco Alex de Souza já está com um livro dado pelo sambista sobre a história do Movimento de Cultura Popular, criado por Arraes. O político, que foi três vezes governador de Pernambuco, defendeu, na década de 60, um projeto que procurava erradicar a miséria através da educação ligada ao conhecimento da arte e cultura populares. Por esse motivo, foi taxado de comunista. O MCP contou com a adesão de Paulo Freire e Augusto Boal, entre outros intelectuais brasileiros.
O lançamento oficial do enredo vai ser dia 17, no restaurante Baião de Dois, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o popular Pavilhão de São Cristóvão.