Desde domingo (12/07), o empresário José Victor Oliva está explodindo de orgulho. Seu filho João Victor Marcari Oliva conquistou a medalha de bronze por equipe em adestramento, no Pan-americano de Toronto, no Canadá. João é o caçula, com 19 anos, da equipe brasileira, composta por João Paulo dos Santos, Leandro Aparecido da Silva e Sarah Waddell.
A partir dos 12 anos, João, que é filho de José Victor com a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, monta cavalos. Ele é tão louco por montaria que adora até rodeios. Ano passado, logo depois da conquista do título Sul Americano de adestramento, individual e por equipe, João se mudou para Möhnesee/ Günne, na Alemanha, para se dedicar melhor ao esporte. Acabou o ano como melhor atleta da equipe nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, na França, e conquistou o Prêmio Brasil Olímpico, dado pelo COB.
Fala o pai coruja: “Esse menino deixou o conforto da família e se mudou com apenas 17 anos para uma cidadezinha de 500 pessoas na Alemanha. Deixou festas, amigos e tudo que um menino dessa idade faz para alcançar um sonho”. A ambição de João Victor, no entanto, é conseguir uma vaga para as Olimpíadas de 2016. Entre amigos e família, a brincadeira é que esses Jogos no Canadá são, na verdade, sua segunda Olímpíada: em 1996, nos Jogos de Atlanta, viajou com seis meses de idade com a mãe, que integrou a Seleção Brasileira de Basquete. Sobre as manchetes que saíram na mídia relacionando João apenas como filho de Hortência, José Victor comentou: “Quero dizer que também ajudei…”
Nesta terça-feria (14/07), a partir do meio-dia, João Victor e mais Leandro Silva e João Paulo dos Santos retornam à pista do Caledon Equestrian Center para a prova individual de Freestyle. Embora, desta vez, a concorrência seja muitíssimo mais forte, é a primeira vez que o Brasil vai ter três representantes na disputa. Depois, João emenda com uma semana de férias em Nova York com a família, antes de voltar para a Alemanha.