Nessa terça-feira (07/07), o dançarino Carlinhos de Jesus se viu obrigado a postar mensagem, em sua página no Facebook, pedindo que as pessoas, mesmo que bem intencionadas, parassem de enviar para ele e seus familiares o link do vídeo de uma psicografia realizada pelo médium José Fernando Araújo, em 2012, no Centro Espírita Irmã Lúcia, em Blumenau, Santa Catarina. A carta teria sido ditada por Eduardo Mendes de Jesus, filho de Carlinhos, assassinado em Realengo, no Rio, em novembro de 2011.
Carlinhos, que se diz também espírita, conta que não acredita na veracidade da mensagem. “Não é o jeito que meu filho falava e não entendo como alguém publica na internet que a psicografia inocenta o PM do assassinato, se o julgamento ainda não aconteceu. Acho, também, muito estranho um centro religioso divulgar um vídeo de um assunto tão delicado para uma família, como se fosse uma propaganda”,
Na mensagem espírita, o texto que Carlinhos mais coloca em dúvida é o seguinte: ”Pai, estou escrevendo para dar notícias e também para falar que, daqui é lei não acusar, mas podemos inocentar. Então, é o seguinte, pai Carlinhos: o PM é inocente. É isso mesmo, pai. O PM é inocente. Deixa pra lá. A justiça de Deus toma conta e dessa ninguém escapa”.
O dançarino teme que a mensagem possa ser usada pela defesa dos seis envolvidos no crime, que estão presos. “Todos são policiais ou ex-policiais – tem também um candidato a ingressar na polícia – e estão comprovadamente envolvidos no crime: teve o que dirigiu a moto, o que apertou o gatilho e o que ficou de tocaia avisando pelo celular e que foi constatar, depois, que meu filho estava morto. Nenhum é inocente”.
Eunice Cipriano, presidente do lar Irmã Lúcia, diz que é comum a casa fazer psicografias ao vivo, pela internet, e que o centro não tem culpa de pessoas estarem postando o vídeo agora. Ela disse que, na época, a psicografia chegou às mãos de Carlinhos, em caráter particular, e que respeita a descrença dele na veracidade da carta. Eunice defende José Fernando Araújo: “O que me faz acreditar muito na psicografia dele é que ele não gosta de ser médium e não é estrela. Temos várias comprovações de psicografias já feitas por ele e não queremos ganhar nada em cima disso. Nossa casa é simples, discreta e nosso objetivo é o estudo científico do espiritismo”, encerra.