Esse assunto é muito polêmico e divide opiniões. Sabemos que é um remédio com milhões de efeitos colaterais, que deve ser usado como última tentativa na cura da acne, e que nenhuma mulher em idade fértil deve usar sem muita precaução. Uma gestação, durante o uso desse medicamento, algumas vezes deve ser interrompida. Ele causa má-formação fetal; por isso não se pode correr nenhum risco.
Mas hoje vou falar do Roacutan com outro uso: para efeito de antienvelhecimento.
Estudos comprovaram que doses baixas de duas a três vezes por semana da Isotretinoina, derivada da vitamina A, retardam o envelhecimento – diminui as rugas e estimula a produção de colágeno. Na verdade, ele age como um ácido mais forte, amenizando linhas e flacidez, diminuindo o tamanho das glândulas sebáceas e consequentemente a gordura na pele.
Efeitos colaterais existem, como ressecamento geral, aumento do colesterol, problemas de fígado, mas, se utilizado de forma consciente, com exames de sangue periódicos para ver como está o fígado, e outras taxas, o resultado aparece. Posso falar por mim. Tomo há bastante tempo e vejo claramente a diferença. Como sempre digo aqui: cada caso é um caso. Só seu médico pode decidir se os prós são maiores que os contras. O Roacutan só pode ser comprado com uma receita muito especifica que apenas os dermatologistas possuem.
Lembre-se: “Se beber não dirija, e jamais tome Roacutan sem a prescrição, ajuda e controle do seu médico.É um medicamento muito perigoso.”