Paris sempre elege novos endereços para os bairros hypados do momento, ou seja, bairros muito repercutidos e com boas críticas. Neste momento, é o Alto Pigalle que ganha evidência – bairro boêmio e de sexshop que tem se transformado com seus novos e ótimos “endereços”.
Dois deles são:
O hotel 5 estrelas Maison Souquet, com fachada do século XIX, era uma antiga maison close (cabaret), verdadeira “casa de prazeres” da Belle Époque. Foi construída entre 1905 e 1907 e fazia parte da história luxuosa, festiva e libidinosa da cidade. O hotel foi inaugurado no espaço, recentemente. Quem assina a decoração é Jacques Garcia, que conservou o espírito “cabaret” do endereço, usando muito veludo vermelho, pilastras douradas, madeira escura, sofás de brocado e sedas. Na entrada, o clima de mil e uma noites; em seguida, o salão Petit Bonheur. Alguns quartos levam os nomes das mais famosas cortesãs da época, tais como: La Belle Otero, Liane de Pougy, La Paiva e La Castiglione. No bar, o famoso coquetel de rum e o menu Plaisir (prazer). O charme continua nos andares, bleue, japonisante, gothico e art-déco.
Uma viagem deslumbrante na Paris da Belle Époque e do deboche.
Hotel Maison Souquet
10 Rue de Bruxelles, 75009 Paris
O segundo endereço bacana do Alto Pigalle é o bar-coquetel Maria Magdalena. Com decoração em clima de endereços religiosos, a cabine do DJ parece um altar. Livros antigos, cruzes nas paredes e borboletas no teto complementam a decoração. Coquetéis deliciosos, e comidinhas rápidas são servidos no bar. Sempre lotado de gente bonita, é um ótimo endereço para passar uma noite divertidíssima entre amigos.
Bar Maria Magdalena
41 Rue de la Rochefoucauld, 75009 Paris
___________________________________________________________________________________
Continuando no clima da antiga Paris, o site “Paris 1914” lançou uma coleção de fotos coloridas de mais de 100 anos, que, originalmente, eram em preto e branco. A técnica chamada de “autochrome” foi inventada pelos irmãos Lumièere no início do século XX. Separei algumas pra vocês. São lindas!
___________________________________________________________________________________
Na programação do Châteaux de Versailles este ano, estão incluídos alguns bailes à fantasia, como na época do rei, chamados também de “festas galantes”. Com mais ou menos 300 convidados, o Châteaux revive momentos de nobreza e festa, como 226 anos atrás. O ápice do baile é a entrada para a Galerie des Glaces, que foi realizada pelo arquiteto Jules Hardouin-Mansart e decorado pelo pintor Charles Lebrun a pedido do rei Louis XIV, que queria impressionar os convidados com tamanha beleza e riqueza – muros dourados com 357 espelhos, 17 janelas e vários lustres de cristal.
Os apaixonados por dança barroca e bailes de fantasia têm a oportunidade de se encontrar na ocasião de um dos bailes que acontecerão durante o ano. Toda a programação você encontra no site do Châteaux de Versailles.
Bom baile!
___________________________________________________________________________________
A estilista Sonia Rykiel sempre foi ligada em desenhos. Seus croquis trazem sempre mulheres com aparência de diva, silhuetas coloridas, personagens fantásticos e extremamente femininos. E é toda esta outra faceta da estilista que está em exposição na Galerie Catherine Houard, em Paris.
Um momento lúdico de criação intensa e expressiva.
Exposição Sonia Rykiel
Até 24/07/2015
Galerie Catherine Houard
15 Rue Saint-Benoît, 75006 Paris
___________________________________________________________________________________