Shoppings colados um ao outro, na Barra, o Downtown e o Città America não estão nos seus melhores dias de “relacionamento”. No dia 1º, o Città fechou uma passagem localizada próxima aos fundos dos dois shoppings, que facilitava a circulação de pedestres, em sua maioria, funcionários. Na hora do almoço é grande o fluxo de pessoas que trabalham no Città, mas preferem frequentar os restaurantes do shopping vizinho. Mas a explicação oficial da assessoria do Città não se baseia nisso. “A decisão de fechar a passagem foi para garantir a segurança dos que transitam na área. Uma outra passagem, junto à Avenida das Américas, continuará aberta”. Quem costumava usar o caminho agora fechado alega que a passagem perto da entrada obriga quem está nos fundos a fazer um percurso muito maior.
Já a resposta do Downtown foi bem mais intensa: “Desde 2003, o Downtown e o Città América possuem um acordo, selado por contrato assinado por ambos, sobre a abertura de uma passagem para pedestres entre os dois empreendimentos”. A assessoria finaliza lamentando “a decisão unilateral e arbitrária por parte do Città America, pois entendemos que o cliente tem o direito de ir e vir, bem como tem a liberdade de escolha”. Uma placa foi colocada pelo Downtown próxima ao bloqueio, informando que a responsabilidade foi do Città.
Amiga da coluna já ouviu, circulando pelo Downtown, conversas de que os funcionários desse shopping planejam boicotar os serviços do vizinho.