Vai ser dia 11 na Vila Philippe, em Santa Teresa, a festa carioca de abertura do Festival Varilux de Cinema, que nesta edição acontece em oito cinemas da cidade, entre os dias 10 e 17 de junho. Quem vai se encarregar do som é o DJ Gringo da Parada (Jérome Pigeon), que agora vive no Rio e foi o fundador do restaurante Favela Chic, em Paris. O menu está em ótimas mãos, as do chef Frédéric Monnier, da Brasserie Rosario.
Entre os convidados está a delegação francesa que vem para a cidade carioca: a vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes deste ano, Emanuelle Bercot, pelo seu trabalho no filme “Mon Roi”, de Maïwenn. Ela, que é também diretora, vem mostrar o longa “De Cabeça Erguida”. Na mesma festa vão estar os diretores Olivier Nakache e Eric Toledano (“Samba”), o ator Noom Diawara e o diretor Philippe de Chauveron, de “Que mal eu fiz a Deus?”, mais os diretores Anne Fontaine, Audrey Dana, Cécile Telerman, Martin Bourboulon e os atores Patrick Bruel, Tahar Rahim e Pio Marmai.
Este último, aliás, virá antes de toda a delegação: é que, apesar de jovem ainda (30 anos), vai ser homenageado com uma mostra especial sobre a sua carreira, que começa dia 9 em São Paulo, no CineSesc; no Rio, poderá ser assistida no Instituto Moreira Salles.