Da mesma maneira que os cariocas e turistas que tiram fotos na orla do Rio com as estátuas de Tom Jobim, Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade, agora os tijucanos têm, também, um monumento de uma personalidade conhecida para registrarem em imagens. Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (19/06), a escultura de Tim Maia na Praça Afonso Pena.
O local foi escolhido pelo filho do cantor Carmelo Gomes Maia, que disse que não poderia haver outro lugar melhor para prestar essa homenagem ao pai. Perto dali, no número 24 da Afonso Pena, foi onde Tim passou a infância e adolescência. Prova de que a memória do artista está muito forte no bairro foi o surgimento inesperado de um menino, com uma caixa de som e microfone, que começou a cantar as músicas do homenageado logo depois da inauguração da estátua. Vários populares que estavam no local fizeram logo o coro para as músicas, cantadas a capela.
A iniciativa da estátua foi da Nívea, em parceria com a agência Isobar e a Prefeitura do Rio. Christina Motta, que também fez as estátuas de Brigitte Bardott em Búzios e a do Tom no Arpoador, produziu a escultura em bronze e com a liga metálica formada pelas latinhas azuis da Nívea arrecadadas em shows.