A cantora Maria Bethânia, grande homenageada pelos seus 50 anos de carreira na festa do Prêmio da Música Brasileira, esta quarta-feira (10/06), vai cantar “Carcará” entre as cinco músicas selecionadas por ela para interpretar na noite.
Bethânia não canta há anos a música de João do Vale, seu primeiro grande sucesso, lançado no seu disco de estreia, um compacto duplo, em 1965. A música de protesto chegou a ser executada pela banda no final do seu show de 50 anos, mas Bethânia apenas aparecia por uns minutos e encerrava a canção com um gesto teatral. Ela seria cantada por Lenine, mas a baiana achou que “Carcará” era parte de sua história e não caberia entregá-la para outro cantor. Lenine vai fazer um medley de ‘Pau de arara’e ‘Último pau de arara’.
A noite no Theatro Municipal, apresentada por Dira Paes e Alexandre Nero, também terá a irmã de Caetano recitando, ao fim, o texto de agradecimento de sua autoria, com que ela inicia o show “Abraçar e agradecer”. Diz o início do belo texto: “Chegar para agradecer e louvar o ventre que me gerou, a orixá que me tomou, a mão de água e ouro de Oxum que me consagrou”. Quem é amigo da cantora sabe que ela escreve muito bem, mas, com seu agudo senso crítico, queima quase tudo.