O evento Rio Hip Hop Kemp (Rio H2K) deste ano, em sua quinta edição, com início domingo (31/05), vai estar especialmente bem planejado. Além da Estação Leopoldina e do Centro de Movimento Deborah Colker, o festival de dança urbana acontece, agora, em mais cinco palcos da cidade: o Theatro Municipal, a Cidade das Artes, o Imperator, o Teatro Cacilda Becker e o Oi Futuro Ipanema.
E, fora as estrelas individuais da dança, com suas apresentações e aulas, presentes nas outras edições, desta vez companhias urbanas consagradas internacionalmente também vão fazer espetáculos. Entre elas, a companhia de hip hop Käfig, dirigida pelo coreógrafo francês Mourad Merzouki. O grupo é formado somente por bailarinos brasileiros originários de comunidades, que continuam morando no Brasil e se apresentam pelo mundo, e que vão dançar pela primeira vez no país, dia 2 de junho no Theatro Municipal, com o espetáculo “Agwa/Correria”, depois de ter percorrido mais de 100 cidades em 17 países.
Tem também a Cia Sebastien Ramirez, com o espetáculo “Borderline”, a Cia Híbrida, Brahim Bouchelaghem e a Na Batalha. Dos talentos isolados, duas estrelas: Bryan Tanaka, coreógrafo e dançarino de shows da Beyoncé, Rihanna, Jennifer Lopez, Madonna e Lady Gaga; e Willdabeast, que também já trabalhou com Madonna, Black Eyed Peas e Usher e tem o vídeo de dança mais visto até hoje no YouTube. O vídeo, que você pode conferir abaixo, mostra a coreografia de “Upgrade U”, da Beyoncè, e tem mais de 57 milhões de visualizações.
À frente de tudo, os diretores Bruno Bastos e Miguel Colker, filho de Deborah Colker, e o curador, o francês Guy Darmet, idealizador de um dos maiores festivais de dança do mundo, a Bienalle de La Danse de Lyon. O Rio H2k vai até 7 de junho e a programação completa poder ser acessada no site www.rioh2k.com.br
O vídeo de dança mais visto no YouTube, coreografado por Willdabeast:
https://youtu.be/d3y17D_K9Zw