Nesta quarta-feira (13/05), a Câmara de Comércio França-Brasil lança, em evento na Brasserie Rosário, às 18h30, uma comissão de gastronomia coordenada por Roland Villard e integrada por chefs de talento reconhecido na cidade carioca. Ao contrário do que se possa pensar, não vai ser uma comissão para promover a culinária francesa, mas para fortalecer a imagem gastronômica do Rio.
“Podemos até divulgar produtos franceses pouco conhecidos por aqui, mas a intenção é tornar o Rio um ponto importante da gastronomia no país, posto que a cidade está recuperando depois de ter perdido muito espaço para São Paulo”, diz Roland. Para justificar esse ganho de posição no ranking culinário, o chef do Pré-Catelan cita o concurso Bocuse D’Or, que acontece até o fim do ano, as estrelas dadas pelo Guia Michelin a restaurantes cariocas, um governador (Pezão) interessado em incentivar o setor e chefs que têm restaurantes na cidade, como Claude Troisgros e Felipe Bronze, em evidência em programas de TV.
Roland Villard não descarta, também, o estudo da criação de um mercado municipal, o apoio a pequenos produtores e o envio não só de cozinheiros, mas também de pessoal administrativo para a França, em viagens de intercâmbio profissional.
Ideias não faltam e elas vão ser analisadas na companhia dos chefs Christophe Lidy, Jan Santos, Frédéric Monnier e Roberta Ciasca, mais o chef executivo da Escola de Gastronomia da Estácio de Sá David Mansaud; da diretora-executiva da Câmara, Emmanuelle Boudier; do coordenador de eventos da Câmara, Alexandre Fonseca; e do gerente dos restaurantes Miam Miam, Oui Oui e Mira!, Steph Quinquis – todos eles membros da nova comissão.