Ed Motta, que provocou uma verdadeira onda de antipatia nas redes sociais quando, dia 9 de abril, postou no seu Facebook um comentário avisando aos brasileiros que vão a seus shows no exterior que não cantaria em português na sua turnê na Europa – ele criticou o pouco domínio do inglês por nossos conterrâneos, que chamou de “turma simplória”– voltou atrás nas suas afirmações. Nos seus espetáculos na Alemanha, de 24 a 26 de abril, em Dublin, na Irlanda (03/05), e em Londres(Inglaterra), no Barbican Centre (04/05), o carioca cantou “Baixo Rio” e mais “Colombina” no bis e foi muito bem recebido e aplaudido. É bem verdade que Ed Motta fez um bom meia culpa no início: ele admitiu a “besteira” que fez, falou da repercussão enorme dos seus comentários e das entrevistas que deu, pedindo desculpas.
Antes de viajar, o cantor já havia se apresentado em São Paulo, dia 17 de abril, no primeiro show depois do incidente. Super simpático naquela noite, ele começou cantando “Manuel”, de relógio branco no pulso – Motta também havia debochado de quem usa esse tipo de acessório – e pediu, rindo, que todos gravassem a cena com seus celulares.
Um gaiato, em Bremen, na Alemanha, ainda gritou pedindo “Manuel”, música que ele disse que não cantaria de jeito nenhum fora do Brasil, mas Ed riu e disse que tinha outra surpresa: ia cantar “Baixo Rio” no lugar, do mesmo CD. Ele ainda justificou dizendo que a banda que o acompanha não sabia tocar “Manuel” e que era o tipo de música para shows acústicos. As pessoas aplaudiram e Ed parece ter feito as pazes com seus fãs, sem nenhum mal estar. O próximo show do artista no exterior é dia 22, em Barcelona, na Espanha.