Sou eu que estou com problemas de visão e percepção, ou é isso mesmo? Você vai ao mercado e repara que as embalagens de água, refrigerante e afins estão com aproximadamente 1/4 da quantidade faltando, sem líquido.
Os pacotes de aperitivo e biscoitos são mais da metade “ar”; ou seja, você abre e estão quase vazios…
Alô, Procon! Não há nenhuma regulamentação/fiscalização a esse respeito? Não podem aumentar os preços, mas diminuem cada vez mais a quantidade sem critério algum?
Já pensou ir a uma dessas milhares e maravilhosas casas de sucos e lhe servirem o copo, que você pagou inteiro, pela metade?? Não, né?!
Então, por que os produtos industrializados e alguns estabelecimentos se permitem fazer isso como forma de indução da percepção do cliente de que está comprando algo “grande”?
Eu criei o projeto e prestei consultoria para o fast food de alimentação saudável JAAÉ (o nome que eu dei ao projeto era outro, tá?..) e, desses tipos de restaurante, me parece o que mais está respeitando a quantidade versus tamanho da embalagem. À época, comentei a importância da embalagem em relação às quantidades servidas e, graças a Deus, me deram ouvidos.
Corrijam-me se eu estiver delirando: outro dia, fui ao Market Ipanema, onde a comida, aliás, é uma delícia, e a porção na embalagem, de três dedos de altura, cobria apenas o fundo. No Savá, a mesma coisa: uma embalagem alta, praticamente com um dedo de quantidade efetiva – o resto é ar! Até acho superimportante “ar”. Aliás, ele é, inclusive, mais fundamental do que a água e a comida. Porque podemos até viver um tempo sem esses dois alimentos que nos nutrem, mas sem respirar, jamais. Então me pergunto: o que tem de especial nesse “ar” dentro da embalagem, que faz com que eu tenha que pagar por ele? No caso, deveria ser até ao contrário: embalagens a vácuo concentram bem mais o sabor e inibem a “festa” das bactérias – especialmente em pratos que ficam nas temperaturas que elas adoram (em média 40 a 80 graus).
Detalhes e custos à parte, sei que não está fácil para ninguém, e também sei que é melhor ter essas opções deliciosas e saudáveis quando possível do que não tê-las. Entretanto, acho que nós, consumidores, merecemos um pouquinho mais de respeito. Quer botar embalagem grande? Preencha-a um pouco mais que minimamente. Ou assumam a pouca quantidade numa embalagem apropriada!
Fica a dica.