Depois de ler no site, dia 19 de março, que o Rio ficaria fora da Marcha da Defesa Animal – conjunto de protestos que vai acontecer em várias cidades do país, domingo (26/04) e que defende maior rigor no Código Penal para quem maltratar bichos – Luciana Pittigliani resolveu agir por conta própria.
Com mais de dois mil seguidores no Instagram, convocou todos para uma manifestação no Posto 12, no Leblon, entre a rua Rainha Guilhermina e a Aristides Espínola, às 15h do domingo. “Não sei quem vai, mas vou fazer a minha parte: vou eu, meu marido e minhas duas cachorrinhas maltesas”.
Luciana lembra que, nas chuvas torrenciais de 2011 que castigaram Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, subiu a serra para visitar e levar mantimentos para um abrigo de animais. “Nunca chorei tanto na minha vida, o olhar daqueles animais abandonados é a coisa mais profunda”. Ela endossa uma das plataformas do movimento, que pede cadeia para quem submeter bichos a maus tratos, crueldade, abandono e abuso sexual.
“Hoje as pessoas despejam suas frustrações e raivas nos animais e a punição que recebem é o pagamento de uma cesta básica. É revoltante”, diz. A socialite também quer chamar a atenção para a má conservação e sujeira do Zoológico carioca e descaso com os animais. “Indiquei o Zoo como programa para uma amiga do Sul levar o filho, em janeiro, e os dois saíram chorando de lá”.