Não são apenas as grandes redes hoteleiras que estão investindo no Rio. Novas opções de hospedagem têm surgido na cidade, geralmente com diárias de preço acessível e comandadas por empresários jovens. É o caso do Baobá B&B (café e cama), que abriu experimentalmente durante a Copa do Mundo, mas agora está funcionando a mil em meio à Floresta da Tijuca. Os sócios são André Alencar e Pedro Duarte, este muito conhecido no meio da moda carioca – trabalhou na produção de vários eventos na empresa de sua mãe, Thereza Duarte, a TNT.
A 2km da rampa principal dos saltos de asa delta, na Pedra Bonita, a casa no Alto da Boa Vista tem recebido muitos gringos, mas também cariocas que querem curtir um programa diferente, como o casal morador de São Conrado que passou o fim de semana colocando o casamento em dia …
Em outro ponto da cidade, com vista para a Lagoa, o hostel Rioow!, que esperava ter muitos estrangeiros entre seus hóspedes, tem acolhido muitos mineiros e paulistas – dentre esses últimos, vários vêm para reuniões de negócios, já que o lugar, diferente de outros hostels, não promove tantas festas assim. A dona desse pequeno hotel é a Bruna Marques, de 27 anos, formada em hotelaria e administração, com passagem pelo Marina Palace.