Sonia Barata Nazário de Lima, mais conhecida como a mãe do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, vai receber, dia 14 de maio, a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, da Câmara dos Vereadores. Há vários anos ela vem ajudando orfanatos e obras sociais no Rio e estimulando amigos a fazer trabalho voluntário, de modo discreto, sem fazer alarde.
Com a Estácio de Sá ela conseguiu 50 bolsas de estudo para jovens que hoje já estão formados. A pedido dela, Ronaldo montou um consultório dentário no Instituto Nacional do Câncer. Ela também criou, ano passado, o projeto “Uma Onda de Amor”: um grupo distribui mensalmente brinquedos, material escolar, roupas, cestas básicas e material de construção a instituições e pessoas.
Ronaldo vai estar presente à cerimônia, no Consulado da Itália, já que ele é o principal doador para os projetos da mãe. Perguntada sobre a fama de pão duro do craque, segundo a qual ele não gostaria de dar gorjetas, dona Sônia é enfática: “Isso é coisa de fofoqueiros que não se conformam com o sucesso dos outros. Ronaldo faz e muito, mas não tem a preocupação de aparecer”. Ela pretende levar toda a família, incluindo seus oito netos, para a cerimônia: “É bom que as crianças tenham a cabeça aberta, desde cedo, para ajudar o próximo”. E não é só no Rio que Dona Sônia age: em São Paulo, com a ex-nora Bia Anthony, ela participa dos projetos da Fundação Fenômenos.