A minha sorte foi perguntar muito – e em detalhes – onde ir. Não só os australianos, como a maioria dos turistas que viajam para Austrália, normalmente não têm muitas dicas. E algumas dicas erradas. Você pergunta os lugares imperdíveis a visitar, passear, comer e etc.. E normalmente as pessoas não sabem o que responder. Talvez porque achem TUDO igualmente lindo. E realmente é. Mas, concorda que sempre têm os lugares mais descolados, o melhor surf, o melhor mergulho, o melhor lugar para solteiro ou para casados?
Por isso, programe-se.
Eu, com muitos amigos que já moraram lá – apesar de alguns não estarem tão bem informados e não terem opinião formada -, posso resumir da seguinte forma:
Sydney: vá ao Ópera House, aos restaurantes Quay e Long Grain. Em Bondi, vá tomar um drinque no Icebergs. Pegue o ferry e vá para Manly no domingo, tomar café no Sea Change Cafe Grill (tudo absurdamente delicioso), praia em Freshwaters e, à noite, um drinque no Wharf Bar. Os restaurantes do porto são todos gostosos.
O Australian Open em Melbourne é imperdível. A praia das casinhas coloridas, Brighton Beach, vale a pena. Vá de trem do centro – é bem mais perto. Os restaurantes são muito perto uns dos outros. Chin Chin e Supernormal são incríveis. Va ao Museu NGV e fique hospedado em St. Kilda. No domingo, vá tomar um drinque no Vineyard (ou melhor, vá la todas as noites).
Mas o bom mesmo é Byron Bay. Alugue uma casinha ou um quarto numa casa pelo airbnb, e escolha os que tiverem no centro. Se for no verão, faça com antecedência – corre o risco de ficar na rua.
Vá no Beach House tomar um drinque no fim de tarde e coma no delicioso mexicano ali em frente. O melhor asiático chama-se Asia Joe’s. Pode levar a própria bebida e eles gelam para você. As praias mais lindas são Whites e Watergoes. Vá ao lighthouse ver o pôr do sol e também nas deliciosas cachoeiras. Killen Falls é espetacular – só para locais, o que é sempre melhor.
E, se você é surfista, compre sua passagem amanhã! Quase todas as praias têm onda! Todas perfeitas, não estou brincando.
Agradecimentos especiais à Dave Kalucy, Erika Toscano, Brooksy, Chantelle Dickinson, Cristiane Oliveira (se tiver procurando apartamento para alugar, fale com ela) e Leticia Rabelo (aliás, ótima treinadora), Carlos Nery e, principalmente, Camila Freitas e Amelia Maribondo-Aspden.