Evandro Teixeira, um dos fotojornalistas mais respeitados do país, com 57 anos de carreira, foi assaltado pela primeira vez na vida, nessa segunda-feira (16/02), enquanto registrava o desfile do bloco Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo. “Havia mais de um milhão de pessoas e me perdi da minha filha, Adriana. Acho que me viram ligando para ela, e aí foram atrás de mim”, conta. “Eram três ou quatro, me apertaram e falaram ‘perdeu’! Levaram meu iPhone 5 e minha carteira, com R$ 20 e todos os documentos – carteira de habilitação, cartão de banco, de plano de saúde e da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas)”. Por sorte, Evandro tinha colocado no bolso da bermuda sua câmera, que ele acabou de comprar, uma Fuji X 20, que custa cerca de R$ 1,8 mil.
Muito chateado com o episódio, Evandro ainda lamentou a decepção com o bloco. “Me arrependi de ter saído de casa, não havia quase ninguém fantasiado”.
Nesta terça (17/02) de manhã, no entanto, o fotógrafo baiano já estava de volta às ruas, clicando o bloco A Rocha, na Gávea. “A gente não pode parar de mostrar o trabalho”, justifica. Evandro vive, atualmente, de fazer palestras e workshops sobre sua arte.