Lucélia Santos, que promoveu, em dezembro, um almoço na Fiorentina, com renda em benefício do Retiro dos Artistas, está se engajando numa nova campanha que pode render resultados positivos para um número bem maior de cariocas. A atriz se inspirou numa ação do grupo A Batata Precisa de Você: dia 9 deste mês, no Largo do Batata, em São Paulo, os integrantes plantaram dez jacarandás-caroba, seis paus-ferro, quatro ipês-roxos, 11 aroeiras-salsa e um jequitibá-rosa no espaço público que era árido, à revelia da subprefeitura de Pinheiros. O grupo pediu autorização à subprefeitura, mas ela foi negada, sob a alegação de que já havia um consórcio que cuidava da arborização do lugar.
“Vamos criar um exército verde de cidadãos livres. Um exército do bem! Vamos agir e crescer. Se as autoridades não fazem nada, faremos nós, as entidades!”, diz Lucélia. Ela está pedindo ajuda para identificar as áreas mais carentes de árvores do Rio, num primeiro momento. A atriz também diz que a ajuda de empresários é bem-vinda. Na iniciativa paulista, um empresário gastou R$ 5,4 mil com a compra de mudas e a contratação de pessoas para o plantio.
Lucélia está mesmo animada com os futuros gestos de “desobediência civil”: “Isso vai ser notícia internacional”, afirma.