O prefeito Eduardo Paes e Marcelo Calero, presidente do Rio450, anunciam, nesta sexta-feira (05/12) pela manhã, no Palácio da Cidade, o calendário dos 150 eventos que vão comemorar os quatro séculos e meio da cidade carioca, em 2015. A programação cultural é de alta qualidade: a artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, uma das maiores da arte contemporânea, vai instalar uma escultura ao ar livre, no Rio.
Ela já esteve circulando pela cidade e escolheu a Zona Sul para essa finalidade. Joana, de 43 anos, representou Portugal na Bienal de Veneza de 2013 e é conhecida por suas intervenções de dimensões gigantescas. Ela foi a primeira mulher e a mais jovem artista contemporânea a expor no Palácio de Versalhes, em 2012, depois de Jeff Koons, dos franceses Xavier Veilhan e Bernar Venet e do japonês Takashi Murakami, e sua individual atraiu 1,6 milhão de pessoas.
Segundo o curador Marcello Dantas, “Joana quase tem uma categoria só para ela no mundo da arte, ela é meio barroca, espalhafatosa, mas sua obra é coerente”. Mas, como nada é perfeito, a artista também é muito criticada por aceitar fazer parcerias com marcas que patrocinam suas obras, como Dior, Veuve Clicquot e a Selfridges.